Descrição
POVO TRUKÁ-TUPAN EM PAULO AFONSO É ATINGIDO POR INCÊNDIO CRIMINOSO
Na tarde do dia 19 deste, o Povo indígena Truká-Tupan situados no Alto do Aratikum em Paulo Afonso, foi vítima de incêndio que danificou toda encanação da bomba de água que abastece a comunidade. Sob suspeita de incêndio criminoso, os indígenas na manhã de ontem (20/07), paralisou por duas horas a estrada que dá acesso a Caiçara, o objetivo foi chamar atenção das autoridades e da FUNAI para regularização fundiária de seu território.
Os Truká-Tupan de Paulo Afonso, a mais de 10 anos vem lutando pela regularização de seu território e sofrem com isso represarias e perseguições por parte de posseiros da região que pressionam para expulsar o Povo de suas terras. “Nós aqui só queremos a terra, não mexemos com ninguém, e porque eles querem fazer esse terrorismo com nós, destruindo nossas coisas e nossa sobrevivência?! Estamos mobilizados mostrando para a FUNAI e as autoridade que temos nossos direitos e vamos lutar por eles”, disse a Cacique Neide Truká-Tupan durante a mobilização.
Os Indígenas denunciaram que com o incêndio, além de danificar todo o sistema de abastecimento da comunidade, prejudicou toda a produção de hortaliças que esses produzem, os índios vêm sendo impedidos de ter acesso ao rio para praticar a pesca artesanal por causa da privatização das áreas de beira rio, “até os bombeiros para apagar o fogo teve dificuldade de ter acesso a taboa por causa de tantas cercas de arame que impedem a passagem, disse o Vice-Cacique Adriano.
A Comunidade ainda denuncia o descaso dos órgãos públicos com a saúde, a educação e os meios de produção que dar sustentação a comunidade. “Nós Povo Truká-Tupan, só vamos poder ter as condições de melhorias da Comunidade quando de fato, nosso território for livre dessas ameaças e da negligencia do poder público, sabemos que essas terras são terras devolutas, portanto, de nossos antepassados. Então, a FUNAI precisa URGENTE garantir nosso território, para isto, existe uma Ação Civil Pública com pedido de decisão liminar pelo MPF desde 2013 para a FUNAI e a União proceder com a regularização fundiária”.
Na manifestação de ontem, a Senhora Ive, substituta da FUNAI veio até o local da mobilização e acompanhou os índios até a delegacia para prestar queixa e solicitar perícia técnica. “Com essa conjuntura política do país a FUNAI se encontra em mau estado, mas, vamos encaminhar a demanda dos Truká-Tupan para Brasília e mostrar que a situação do povo não é boa e precisa urgente de uma solução”. Explicou a coordenadora Regional de Paulo Afonso. Os Truká-Tupan de Paulo Afonso continuam em vigília na Aldeia – região do Alto do Aratikum denunciando os descasos e as perseguições recorrentes que vem impedindo a tranquilidade das famílias.
Mais Informações:
Alzení Tomáz – CPP Paulo Afonso - Assessoria Jurídica – 99217 6860
Adriano Rodrigue – Vice Cacique – 98853 8872
Credibilidade: |
 |
 |
0 |
|
Deixar um comentário